Série-Estudos
Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982
Abstract
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; OLIVEIRA, Bethânia Vernaschi de and OLIVEIRA, Lucilia Vernaschi de. A Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico na pesquisa em Geografia: análise de teses e dissertações presentes na Capes de 2012 a 2016. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.239-261. Epub May 07, 2019. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1197.
A Teoria das Representações Sociais (TRS) foi idealizada por Serge Moscovici no início da década de 1960 e tem sido utilizada em diferentes áreas do conhecimento para investigar como são produzidos, organizam-se e são veiculados os saberes sociais, utilizados para interpretar a realidade concreta na inter-relação dos grupos sociais. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso da TRS como referencial teórico-metodológico para o ensino da Geografia na educação básica. Para a realização deste trabalho, selecionamos pesquisas stricto sensu cadastradas no banco de teses e dissertações na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES), no período de 2012 a 2016. Analisamos quatro teses e 25 dissertações, para isso organizamos dois quadros e um gráfico nos quais distribuímos informações relevantes do material analisado. Além disso, organizamos semanticamente, as 29 pesquisas em cinco categorias de análise. Os resultados apontam que a TRS tem sido um importante referencial teórico-metodológico para compreender fenômenos da Geografia e das diversas implicações que envolvem essa disciplina escolar.
Keywords : representações sociais; teses e dissertações; ensino da Geografia.