SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número50A escola isolada: contribuições e processos de escolarização em Novo Hamburgo, RS (1940-1952) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; OLIVEIRA, Bethânia Vernaschi de  e  OLIVEIRA, Lucilia Vernaschi de. A Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico na pesquisa em Geografia: análise de teses e dissertações presentes na Capes de 2012 a 2016. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.239-261.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1197.

A Teoria das Representações Sociais (TRS) foi idealizada por Serge Moscovici no início da década de 1960 e tem sido utilizada em diferentes áreas do conhecimento para investigar como são produzidos, organizam-se e são veiculados os saberes sociais, utilizados para interpretar a realidade concreta na inter-relação dos grupos sociais. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso da TRS como referencial teórico-metodológico para o ensino da Geografia na educação básica. Para a realização deste trabalho, selecionamos pesquisas stricto sensu cadastradas no banco de teses e dissertações na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES), no período de 2012 a 2016. Analisamos quatro teses e 25 dissertações, para isso organizamos dois quadros e um gráfico nos quais distribuímos informações relevantes do material analisado. Além disso, organizamos semanticamente, as 29 pesquisas em cinco categorias de análise. Os resultados apontam que a TRS tem sido um importante referencial teórico-metodológico para compreender fenômenos da Geografia e das diversas implicações que envolvem essa disciplina escolar.

Palavras-chave : representações sociais; teses e dissertações; ensino da Geografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )