SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51Produções científicas do GT 16 Educação e Comunicação da ANPEd entre 2011 e 2017: contribuições da análise bibliométrica para a qualificação da área índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PRIOSTE, Cláudia Dias. Tecnologia e educação: em busca de uma pedagogia libertadora frente à neocolonização digital. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.9-29.  Epub 24-Out-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1300.

O presente ensaio tem o objetivo de discutir algumas novas formas de opressão e colonização que têm sido desenvolvidas na era digital, bem como examinar a relevância e a atualidade das ideais do educador Paulo Freire sobre uma pedagogia libertadora. Considerando a potencialidade educativa das tecnologias da informação e comunicação (TIC), que guarda a promessa de democratização de acesso aos conhecimentos, uma análise crítica dos pressupostos pedagógicos contemporâneos se torna cada vez mais relevante. O ponto de partida das reflexões aqui apresentadas foram as evidências empíricas de pesquisas que tenho desenvolvido, há mais de dez anos, sobre o uso das TIC por adolescentes e crianças brasileiras, e seus possíveis efeitos educacionais. É importante enfatizar que uma perspectiva crítica não deve ser reduzida a uma visão fatalista sobre o uso das tecnologias na educação. Ao contrário, espera-se que as proposições sobre a neocolonização digital aqui desenvolvidas possam estimular novos posicionamentos pedagógicos, especialmente no que se refere à escolarização das camadas populares.

Palavras-chave : tecnologia e educação; psicanálise e cibercultura; teoria crítica e tecnologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )