SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue51Technology and education: looking for a pedagogy of freedom in the face of digital neocolonizationBlended learning at the university. Denominations and models author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

ECHALAR, Jhonny David; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira  and  ALONSO, Kátia Morosov. Produções científicas do GT 16 Educação e Comunicação da ANPEd entre 2011 e 2017: contribuições da análise bibliométrica para a qualificação da área. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.31-51.  Epub Oct 24, 2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1287.

Os dados e discussões que constituem este trabalho são oriundos de parte dos resultados de uma pesquisa em desenvolvimento cujo objetivo é compreender as perspectivas teóricas mais utilizadas nas discussões dos trabalhos aprovados no Grupo de Trabalho (GT) 16 - Educação e Comunicação, em eventos nacionais e regionais da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd). Para tal realizou-se o levantamento dos trabalhos disponíveis nas páginas online desses eventos, enquanto a sistematização e a análise dos dados foram alicerçadas por instrumentos das pesquisas bibliométrica e documental. O levantamento bibliográfico utilizou diferentes softwares para coleta, organização e análise dos dados, configurando-se a pesquisa como mista. Essa metodologia possibilitou observar uma maior representatividade das regiões Sul e Sudeste nos encontros nacionais, assim como um maior número de citações de autores dessas mesmas regiões nas referências analisadas. No que se refere aos encontros regionais, observa-se certa característica regionalista entre os autores-referência, mas também a inserção de outros considerados como citação indispensável, tais como Paulo Freire e Pierre Lévy, por exemplo. Em comum, os trabalhos do GT 16 utilizam mais expressivamente referências do campo da Comunicação, em relação ao da Educação, e evidenciam uma maior proximidade entre os referenciais teóricos utilizados por pesquisadores das regiões Sul e Sudeste nos encontros nacionais da Associação.

Keywords : bibliometria; análise de referência; produção científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )