SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51Producciones científicas del GT 16 Educación y Comunicación de la ANPEd entre 2011 y 2017: contribuciones del análisis bibliométrico para la calificación del áreaFormación docente para la educación a distancia: la construcción de las compe tencias docentes digitales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

GALAN-MANAS, Anabel. Blended learning na universidade. Denominações e modelos. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.53-68.  Epub 24-Oct-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1301.

Há anos, para dar resposta às mudanças no mercado de trabalho, a universidade está em profunda transformação. A principal habilidade que os indivíduos devem ter é a capacidade de adaptação. É por isso que a universidade deve oferecer formação de competências próprias na idade do conhecimento. O blended learning é um modelo de ensino-aprendizagem que se beneficia das vantagens das modalidades online e presencial por meio da inclusão de tecnologia, que supera as limitações de tempo e espaço. O blended learning também implica no uso de uma variedade de metodologias de aprendizagem ativas. As metodologias ativas são a chave para que o indivíduo desenvolva as competências requeridas na era do conhecimento, juntamente com competências instrumentais, representadas pelo uso das tecnologias da informação e comunicação. O objetivo deste estudo é apresentar modelos existentes de blended learning e descrever os principais elementos que o caracterizam. Para alcançar este objetivo, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que se trata de uma combinação de elementos do ensino presencial e a distância, reforçada pelo uso da tecnologia. Além disso, a diversidade de combinações que podem ser feitas oferece uma grande flexibilidade para adaptar o modelo educativo às necessidades de cada centro e de seus usuários.

Palabras clave : blended learning; universidade; modelos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )