SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue51Blended learning at the university. Denominations and modelsDigital skills and the demands of contemporary society: diagnosis and potential for teacher training in Higher Education in Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

CARVALHO, Isamélia Santos Guimarães; TEJADA, José  and  PEREZ, Katia Verónica Pozos. Formação docente para a educação a distância: a construção de competências docentes digitais. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.69-87.  Epub Oct 24, 2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1296.

A formação docente é imprescindível na Educação a Distancia e deve estar planejada de acordo com as necessidades formativas do professorado e as demandas da sociedade digital, possibilitando ao professor a construção das competências docentes digitais. Planejar a formação docente em EaD, permite reconhecer uma nova realidade e novos modelos educativos, rompendo com antigos paradigmas para uma prática pedagógica reflexiva e autônoma. Neste artigo analisamos as competências digitais do perfil do professor da educação superior em seus diferentes níveis com o objetivo de estabelecer as necessidades formativas e planejar uma formação docente para os referidos professores. De acordo com este perfil docente se realiza um estudo qualitativo, de avaliação das competências digitais docentes, implicando as vozes dos protagonistas (professores e diretores) e se estabelecem as diferentes necessidades formativas, que darão forma a proposta formativa.

Keywords : educação a distância; formação docente; competências docentes digitais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )