SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51Blended learning en la universidad. Denominaciones y modelosCompetencias digitales y las demandas de la sociedad contemporánea: diagnóstico y potencial para formación de profesores de la Enseñanza Superior de Bahía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

CARVALHO, Isamélia Santos Guimarães; TEJADA, José  y  PEREZ, Katia Verónica Pozos. Formação docente para a educação a distância: a construção de competências docentes digitais. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.69-87.  Epub 24-Oct-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1296.

A formação docente é imprescindível na Educação a Distancia e deve estar planejada de acordo com as necessidades formativas do professorado e as demandas da sociedade digital, possibilitando ao professor a construção das competências docentes digitais. Planejar a formação docente em EaD, permite reconhecer uma nova realidade e novos modelos educativos, rompendo com antigos paradigmas para uma prática pedagógica reflexiva e autônoma. Neste artigo analisamos as competências digitais do perfil do professor da educação superior em seus diferentes níveis com o objetivo de estabelecer as necessidades formativas e planejar uma formação docente para os referidos professores. De acordo com este perfil docente se realiza um estudo qualitativo, de avaliação das competências digitais docentes, implicando as vozes dos protagonistas (professores e diretores) e se estabelecem as diferentes necessidades formativas, que darão forma a proposta formativa.

Palabras clave : educação a distância; formação docente; competências docentes digitais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )