SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue51Digital skills and the demands of contemporary society: diagnosis and potential for teacher training in Higher Education in BahiaAnalysis of the effects of the policy Open University System of Brazil from the perspective of graduates of the State University of Maringá author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SANTOS, Sandra Vírginia Correia de Andrade  and  LUCENA, Simone. Tecnologias digitais na educação: tecendo novas experiências formativas com professores da educação básica. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.121-141.  Epub Oct 24, 2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1293.

Os novos formatos de comunicação e interação, provocados principalmente pelo avanço das tecnologias digitais, têm adentrado nas inúmeras áreas do conhecimento, em especial, na Educação. Contudo, embora essas tecnologias tenham demonstrado potencialidades significativas, seu uso, em contextos educativos, permanece muitas vezes dissociado de um movimento pedagógico inovador e consistente, tendo em vista a continuidade de um ensino transmissivo e reprodutor. Diante disso, o presente artigo, fruto de uma pesquisa-formação em andamento, discute a formação permanente de professores como ponto de partida para a apropriação e fluência dos dispositivos digitais em contextos educativos, partindo do princípio de que, para o professor se reinventar, necessita de novas experiências formativas. Assim, a pesquisa tem como sujeitos professores de uma escola da rede pública, no município de Tobias Barreto, SE, os quais se encontram em um processo formativo mediado pelas tecnologias digitais e instituído pelos/com os próprios sujeitos. Portanto tem-se como resultados preliminares dilemas docentes que precisam ser contemplados nos processos formativos possibilitando vivências outras que potencializem a inserção das tecnologias digitais em sala de aula.

Keywords : formação de professores; políticas públicas; tecnologias digitais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )