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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

GUIETTI, Silvana Aparecida  e  COSTA, Maria Luisa Furlan. Análise dos efeitos da política Sistema Universidade Aberta do Brasil na perspectiva dos egressos da Universidade Estadual de Maringá. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.143-163.  Epub 24-Out-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1286.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído pelo Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006, e tem como principal finalidade a formação de professores para atuar na educação básica. O presente artigo apresenta o resultado de um estudo que buscou analisar os efeitos da política desenvolvida pela UAB na perspectiva dos egressos do curso de Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EaD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), turma 20092. Trata-se de uma pesquisa qualitativa vinculada ao campo das políticas educacionais, que engloba estudos teóricos e empíricos. Os resultados indicam que os benefícios obtidos posteriormente à realização do curso de Pedagogia EaD/UEM, no âmbito do Sistema UAB, ultrapassam a expansão do número de vagas no ensino superior. Constatou-se que ocorreram melhorias na vida profissional e pessoal dos sujeitos pesquisados.

Palavras-chave : Universidade Aberta do Brasil; educação a distância; egressos.

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