SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51Análisis de los efectos de la política Sistema Universidad Abierta de Brasil en la perspectiva de los egresados de la Universidad Estatal de MaringáEl Programa de Educación Integral en Escuela Secundaria en Pernambuco y sus usos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

MARTINS, Inés  y  FARIA, Juliana Guimarães. Cinema, representação social e educação. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.165-183.  Epub 24-Oct-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1295.

A história do cinema como função social é marcada pela representação das sociedades, pela história do homem e, desde sua origem, mostra seu caráter como meio de pesquisar e registrar a realidade cotidiana. No presente trabalho de pesquisa básica o cinema é analisado como veículo de comunicação, influência e representação sociocultural, e como tal está condicionado pelo seu entorno e refletirá o elemento essencial de sua época. Em segundo lugar, analisamos sua linguagem a partir de uma perspectiva semiótica, refletindo sobre as diferentes formas de diálogo que se estabelecem entre as imagens e a linguagem escrita. Por fim, apresentamos uma reflexão sobre o cinema como ferramenta educativa em práticas pedagógicas. Em conclusão, a possibilidade de vivenciar uma realidade atenuada no ato de assistir a um filme pode levar a momentos de reflexão que interferem na maneira como damos sentido à vida. Levamos em consideração a riqueza e diversidade de representações subjetivas com as quais cada sujeito se posiciona diante das histórias contempladas no cinema, considerando o papel ativo dos espetadores/as ao assistir, pensar e sentir. Nesse sentido, ressaltamos a importância do cinema na educação e na formação de sujeitos críticos e ativos no seu contexto social.

Palabras clave : cinema; representação social; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )