SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51Análise dos efeitos da política Sistema Universidade Aberta do Brasil na perspectiva dos egressos da Universidade Estadual de MaringáO Programa de Educação Integral no Ensino Médio Regular em Pernambuco e suas utilizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

MARTINS, Inés  e  FARIA, Juliana Guimarães. Cinema, representação social e educação. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.165-183.  Epub 24-Out-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1295.

A história do cinema como função social é marcada pela representação das sociedades, pela história do homem e, desde sua origem, mostra seu caráter como meio de pesquisar e registrar a realidade cotidiana. No presente trabalho de pesquisa básica o cinema é analisado como veículo de comunicação, influência e representação sociocultural, e como tal está condicionado pelo seu entorno e refletirá o elemento essencial de sua época. Em segundo lugar, analisamos sua linguagem a partir de uma perspectiva semiótica, refletindo sobre as diferentes formas de diálogo que se estabelecem entre as imagens e a linguagem escrita. Por fim, apresentamos uma reflexão sobre o cinema como ferramenta educativa em práticas pedagógicas. Em conclusão, a possibilidade de vivenciar uma realidade atenuada no ato de assistir a um filme pode levar a momentos de reflexão que interferem na maneira como damos sentido à vida. Levamos em consideração a riqueza e diversidade de representações subjetivas com as quais cada sujeito se posiciona diante das histórias contempladas no cinema, considerando o papel ativo dos espetadores/as ao assistir, pensar e sentir. Nesse sentido, ressaltamos a importância do cinema na educação e na formação de sujeitos críticos e ativos no seu contexto social.

Palavras-chave : cinema; representação social; educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )