SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51Cinema, representação social e educaçãoEstratégias para estímulo à oralidade na inclusão de estudantes com Transtornos do Espectro Autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da  e  SILVA, Katharine Ninive Pinto. O Programa de Educação Integral no Ensino Médio Regular em Pernambuco e suas utilizações. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.185-201.  Epub 24-Out-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1135.

O artigo tem como tema o ensino médio integral e integrado e, como objetivo, analisar as utilizações do Programa de Educação Integral no Ensino Médio regular em Pernambuco, considerando as promessas de formação de jovens. Para tanto, foi realizada pesquisa de avaliação da implementação de política pública, através de análise documental e bibliográfica, além de diálogo com outras pesquisas realizadas sobre o mesmo tema e objeto de estudo. Os resultados indicam que a Rede Estadual de Ensino de Pernambuco utiliza o Programa de Educação Integral no ensino médio para promover uma organização do trabalho pedagógico neoprodutivista, através de ênfase na gestão gerencial, com grande perda para os docentes envolvidos no processo, tanto do ponto de vista da organização coletiva, quanto em relação às questões de ordem individual. Tais utilizações repercutem também nas escolas que não adotam o Programa, pois fazem parte do sistema construído sobretudo para abrigar aqueles que não serão considerados adequados ao modelo adotado pelo Programa.

Palavras-chave : Ensino Médio; educação integral; utilizações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )