SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51O Programa de Educação Integral no Ensino Médio Regular em Pernambuco e suas utilizaçõesAvaliação Nacional da Alfabetização no contexto escolar: um olhar para as concepções docentes e da gestão educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

COLUSSI, Angela; ZWIEREWICZ, Marlene  e  SIMAO, Vera Lúcia. Estratégias para estímulo à oralidade na inclusão de estudantes com Transtornos do Espectro Autista. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.203-226.  Epub 24-Out-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1230.

Incluir estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e estimular sua oralidade constitui um dos grandes desafios da educação atual, especialmente em razão das especificidades em relação à comunicação, à interação e aos interesses que apresentam. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar como produto educacional estratégias para inclusão de estudantes com TEA no contexto escolar, classificando-as de acordo com o potencial que oferecem para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à oralidade no uso da língua inglesa, previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 6° ano do Ensino Fundamental. Com base nas pesquisas documental, bibliográfica e comparativa e na abordagem qualitativa, os dados foram coletados na BNCC e em artigos científicos voltados à inclusão de estudantes com TEA. Além das estratégias gerais para a inclusão, a aproximação com as habilidades do eixo oralidade possibilitou situar a Interação Social Mediada em Ambientes Digitais e o Ateliê de História como opções para estimular a interação discursiva, a Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) para estimular a compreensão oral e o Programa de Habilidades Comunicativas Verbais (HCV) e a Modelagem de Vídeo (VD) para estimular a produção oral. Sugere-se que a exploração das referidas estratégias se constitua em um trabalho personalizado, focado na realidade e no grau de complexidade das condições de cada estudante com TEA.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro Autista; inclusão escolar; oralidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )