SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51Estrategias para el estímulo a la oralidad en la inclusión de estudiantes con Trastornos del Espectro AutistaActividades prácticas y la enseñanza de las Ciencias en los años finales de la Enseñanza Fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

PERFEITO, Márcia Vânia Silvério; OLIVEIRA-MENDES, Solange Alves de  y  ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de. Avaliação Nacional da Alfabetização no contexto escolar: um olhar para as concepções docentes e da gestão educacional. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.227-248.  Epub 24-Oct-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1160.

Este estudo objetivou refletir sobre as implicações da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no cotidiano da prática alfabetizadora de duas professoras e de uma profissional da equipe gestora de uma Unidade de Ensino vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisa está ancorada em Freitas (2005a, 2005b, 2007, 2012, 2016), Freitas et al. (2012), Luckesi (2011), Vázquez (1968) entre outros autores, por trazerem contribuições substanciais a este campo do conhecimento. Como técnica de investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas no segundo semestre de 2017, direcionadas à gestora e às professoras alfabetizadoras que atuavam no 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização. Alguns temas foram priorizados, tais como: a importância (ou não) das avaliações externas para a aprendizagem dos estudantes e para o encaminhamento do trabalho em sala de aula e na escola, sentimento no momento de aplicação e diante do resultado da ANA; apropriação e análise dos resultados aferidos e utilização (ou não) desses índices para a organização do trabalho pedagógico. Os resultados realçaram como essa política educacional mantém a escola e os profissionais sob pressão, sobretudo a responsabilização que os sujeitos vêm sofrendo. Enquanto a gestora manifestou preocupação em elevar os índices, as alfabetizadoras, por outro lado, revelaram compromisso com uma análise mais pedagógica que dialogue com a construção heterogênea das aprendizagens.

Palabras clave : Avaliação Nacional da Alfabetização; ensino de alfabetização; avaliação das e para as aprendizagens; organização do trabalho pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )