SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51Evaluación Nacional de Alfabetización en el contexto escolar: una morada para concepciones docentes y de gestión educacionalLa enseñanza superior en la vida de mujeres del Vale do Ribeira, SP: narrativas de egresados del curso de Pedagogia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SOUZA, Sandra Aparecida de Oliveira  y  ANDRADE, Maria de Fátima Ramos. Atividades práticas e ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.249-268.  Epub 24-Oct-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1169.

As atividades práticas podem contribuir de forma atraente e significativa para a eficácia no processo de ensino e aprendizagem em Ciências. Em vista disso, o presente estudo se propôs a analisar como os professores de Ciências concebem a utilização de atividades práticas nas suas aulas e quais as estratégias que empregam. A fim de realizarmos essa investigação, optamos por uma pesquisa qualitativa (particularmente um estudo de caso) em que acompanhamos, por meio da observação das aulas e de entrevistas semiestruturadas, o trabalho de quatro professores de Ciências de uma escola estadual de tempo integral, localizada na cidade de São Paulo. Apoiamo-nos, para isso, na revisão literária que congrega o ensino de Ciências numa perspectiva histórica e social; a formação e a prática docente na área de Ciências; e o conceito de atividades práticas. Os resultados obtidos mostraram que, na visão dos professores, as atividades práticas são importantes para estimular a observação e a curiosidade, permitindo maior compreensão dos conteúdos e melhoria na aprendizagem científica.

Palabras clave : Atividades práticas; ensino de Ciências; prática docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )