SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51La enseñanza superior en la vida de mujeres del Vale do Ribeira, SP: narrativas de egresados del curso de PedagogiaLa educación escolar en las reservas indígenas: un enfoque a partir del acervo documental del Servicio de Protección al Indio (SPI) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

ARANTES, Ricardo  y  FREITAS, Claudia. A constituição da demanda para a Neurologia a partir da Educação. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.291-307.  Epub 24-Oct-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1217.

O presente texto é resultado de uma pesquisa que investiga a constituição da demanda para a Neurologia a partir da solicitada pela Educação utilizando elementos quantitativos e discursivos. Propõe-se o termo neurocolonização - em que os saberes das neurociências-pesquisa seriam fundamentais à otimização do ensino - e revisita-se o tema da medicalização na Educação, problematizando a prática de compreender o não aprendizado como falha do/no corpo do sujeito. Como estratégia metodológica, foi feito o levantamento dos encaminhamentos realizados num município da Grande Porto Alegre, RS durante o segundo semestre de 2015 e a análise de documen tos escolares anexos a alguns desses encaminhamentos. Os achados indicam que as questões relacionadas à Educação figuram como a principal causa agrupável dentro dessas indicações, superando problemas como epilepsia/convulsões. A leitura desses anexos evidencia inespecificidade das situações-problema e hibridização de modos de olhar a questão das crianças que lançam desafios à escola, onde coexistem demandas por intervenções familiares, por classificações psiquiátricas contemporâneas e incidência de leituras psicologizantes, reproduzindo formas de medicalização e seus desdobramentos de medicamentalização e patologização.

Palabras clave : Medicalização; encaminhamentos a Neurologia; educação especial; inclusão escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )