SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51O ensino superior na vida de mulheres do Vale do Ribeira, SP: narrativas de egressas do curso de PedagogiaA educação escolar nas reservas indígenas: um olhar a partir do acervo documental do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ARANTES, Ricardo  e  FREITAS, Claudia. A constituição da demanda para a Neurologia a partir da Educação. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.291-307.  Epub 24-Out-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1217.

O presente texto é resultado de uma pesquisa que investiga a constituição da demanda para a Neurologia a partir da solicitada pela Educação utilizando elementos quantitativos e discursivos. Propõe-se o termo neurocolonização - em que os saberes das neurociências-pesquisa seriam fundamentais à otimização do ensino - e revisita-se o tema da medicalização na Educação, problematizando a prática de compreender o não aprendizado como falha do/no corpo do sujeito. Como estratégia metodológica, foi feito o levantamento dos encaminhamentos realizados num município da Grande Porto Alegre, RS durante o segundo semestre de 2015 e a análise de documen tos escolares anexos a alguns desses encaminhamentos. Os achados indicam que as questões relacionadas à Educação figuram como a principal causa agrupável dentro dessas indicações, superando problemas como epilepsia/convulsões. A leitura desses anexos evidencia inespecificidade das situações-problema e hibridização de modos de olhar a questão das crianças que lançam desafios à escola, onde coexistem demandas por intervenções familiares, por classificações psiquiátricas contemporâneas e incidência de leituras psicologizantes, reproduzindo formas de medicalização e seus desdobramentos de medicamentalização e patologização.

Palavras-chave : Medicalização; encaminhamentos a Neurologia; educação especial; inclusão escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )