SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue51The constitution of the demand for neurology referrals from within education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

VIEIRA, Carlos Magno Naglis; XIMENES, Lenir Gomes  and  FERREIRA, Eva Maria Luiz. A educação escolar nas reservas indígenas: um olhar a partir do acervo documental do Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.309-330.  Epub Oct 24, 2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1283.

O texto apresenta uma discussão acerca da educação escolar nas Reservas Indígenas Guarani e Kaiowá, a partir de documentos históricos produzidos no contexto de atuação do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), consultados no Centro de Documentação Indígena Antônio Brand (CEDOC) (no Núcleo de Estudos e Pesquisa das Populações Indígenas [NEPPI], na Universidade Católica Dom Bosco [UCDB]) e no acervo virtual do Museu do Índio/FUNAI. Os documentos analisados neste artigo são da 5ª Inspetoria Regional do SPI/I. R. 5, referentes ao sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), mais especificamente ao Posto Indígena José Bonifácio, no município de Caarapó, em território dos Guarani e Kaiowá. A análise documental evidencia o paradigma assimilacionista que norteou a política indigenista do Estado brasileiro apresentando os ideais reguladores para “a formação do cidadão como sujeito de direito” e direcionando os objetivos da presença da educação escolar nas áreas de abrangência do SPI, órgão que atuou entre 1910 e 1967.

Keywords : educação escolar; reservas indígenas; Guarani e Kaiowá; serviço de proteção ao índio; documentos históricos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )