SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51A constituição da demanda para a Neurologia a partir da Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

VIEIRA, Carlos Magno Naglis; XIMENES, Lenir Gomes  e  FERREIRA, Eva Maria Luiz. A educação escolar nas reservas indígenas: um olhar a partir do acervo documental do Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.309-330.  Epub 24-Out-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1283.

O texto apresenta uma discussão acerca da educação escolar nas Reservas Indígenas Guarani e Kaiowá, a partir de documentos históricos produzidos no contexto de atuação do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), consultados no Centro de Documentação Indígena Antônio Brand (CEDOC) (no Núcleo de Estudos e Pesquisa das Populações Indígenas [NEPPI], na Universidade Católica Dom Bosco [UCDB]) e no acervo virtual do Museu do Índio/FUNAI. Os documentos analisados neste artigo são da 5ª Inspetoria Regional do SPI/I. R. 5, referentes ao sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), mais especificamente ao Posto Indígena José Bonifácio, no município de Caarapó, em território dos Guarani e Kaiowá. A análise documental evidencia o paradigma assimilacionista que norteou a política indigenista do Estado brasileiro apresentando os ideais reguladores para “a formação do cidadão como sujeito de direito” e direcionando os objetivos da presença da educação escolar nas áreas de abrangência do SPI, órgão que atuou entre 1910 e 1967.

Palavras-chave : educação escolar; reservas indígenas; Guarani e Kaiowá; serviço de proteção ao índio; documentos históricos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )