SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue52Transgender trajectories in youth, adult and elderly education: achievements, horizons, and threats among times, spaces, and school subjecPaulo Freire with glitter and a green handkerchief: queer notes for educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SANTOS, João Paulo Lopes dos  and  MOREIRA, Nubia Regina. Entre raça e gênero: significado das cotas raciais para universitárias negras. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.52, pp.77-100.  Epub Jan 09, 2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1222.

Este estudo objetiva analisar o significado das cotas raciais para quatro estudantes negras, cotistas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Para tal, utilizamos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os quais mostram as discrepâncias entre negros/as e branco/as no Ensino Superior. Os aspectos metodológicos se fundamentam na perspectiva relacional potencializada por Pierre Bourdieu. Desse modo, a abordagem qualitativa foi estruturada a partir do uso de entrevistas. Observou-se a essencialidade das cotas raciais como canais possibilitadores de inserção de negros/as no Ensino Superior. Assim, a inexistência destas limitaria ainda mais a presença deles/as na universidade. Contudo, as cotas raciais, apesar de ensejarem avanços, ainda não conseguiram mitigar o racismo e promover a igualdade racial.

Keywords : cotas raciais; Ensino Superior; estudantes negras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )