SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número52Entre raza y género: significado de las cuotas raciales para universitarias negrasDocencia, amor y género en investigaciones brasileñas del siglo XXI: Implicaciones curriculares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

RAMALLO, Francisco. Paulo Freire com glitter e lenço verde: notas queer para educadores. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.52, pp.101-122.  Epub 09-Ene-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1336.

nas últimas três décadas, o movimento das teorias queer questionavam a ideia de sujeito autônomo, da pedagogia intelectualizada - em sua desconexão com os afetos e com os corpos -, a linearidade da mediação, a racionalidade evolutiva, a retórica salvífica do humanismo e a evangelização da positividade e da esperança. este ensaio é uma homenagem - respeitoso e irreverente - a paulo freire, em cujas sombras proponho me aventurar em uma provocação que surge da necessidade de enunciar um conhecimento sensível sobre a sobrevivência de nossos corpos e afetos na teoria da educação, é por isso que hoje o represento com glitter e lenço verde. com esse propósito, transito três movimentos. no primeiro, enfatizo a intenção de contaminar a imagem imaculada do pedagogo latino-americano como prática de decomposição do conhecimento autorizado da pedagogia. no segundo movimento, recupero uma série de narrativas que descentralizam o sujeito moderno da pedagogia, subtraindo a intenção de dissociar sua tecnologia evolutiva e sua imprevisível racionalidade. no terceiro movimento, menciono uma série de leituras que valorizam e também questionam a obra intelectual de paulo freire. por tudo isso, argumento - como forma de ir contra si mesmo - a favor de um deslocamento das leituras diretas da pedagogia crítica, uma necessidade cívica diante da atual demanda por uma educação sexual.

Palabras clave : Educação; pesquisa narrativa; pedagogia crítica; teoria queer.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )