SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue52Critical Fantasy Studies: neoliberalism, education and identification. An interview with Jason GlynosThe standardization of the right to education in Mercosur countries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

ESTEBAN, Maria Teresa. Diálogos sobre formação docente comprometida com uma escola pública popular. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.52, pp.171-192.  Epub Jan 09, 2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1355.

O artigo aborda articulações entre formação docente e educação das classes populares, focalizando relações entre escola básica e universidade. Tem como principais referências os trabalhos de Paulo Freire e de Regina Leite Garcia, que oferecem as bases para a construção de uma escola pública popular e convocam a pensar em pedagogias emancipatórias. Fundadas no diálogo, tais pedagogias convidam ao trabalho coletivo, reflexivo, crítico, comprometido e esperançoso. Uma perspectiva em que os vínculos entre o fazer docente e a pesquisa se estreitam, conforme indica a conclusão do trabalho ao assinalar a potência dos princípios da Educação Popular e a relevância da noção de professora pesquisadora para a problematização de questões escolares cotidianas e a busca de alternativas para sua transformação.

Keywords : formação docente; Educação Popular; escola pública; professora pesquisadora.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )