SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número52Estudos Críticos da Fantasia: neoliberalismo, educação e identificação. Uma entrevista com Jason GlynosA normatização do direito à educação nos países do Mercosul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ESTEBAN, Maria Teresa. Diálogos sobre formação docente comprometida com uma escola pública popular. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.52, pp.171-192.  Epub 09-Jan-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1355.

O artigo aborda articulações entre formação docente e educação das classes populares, focalizando relações entre escola básica e universidade. Tem como principais referências os trabalhos de Paulo Freire e de Regina Leite Garcia, que oferecem as bases para a construção de uma escola pública popular e convocam a pensar em pedagogias emancipatórias. Fundadas no diálogo, tais pedagogias convidam ao trabalho coletivo, reflexivo, crítico, comprometido e esperançoso. Uma perspectiva em que os vínculos entre o fazer docente e a pesquisa se estreitam, conforme indica a conclusão do trabalho ao assinalar a potência dos princípios da Educação Popular e a relevância da noção de professora pesquisadora para a problematização de questões escolares cotidianas e a busca de alternativas para sua transformação.

Palavras-chave : formação docente; Educação Popular; escola pública; professora pesquisadora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )