SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue52Dialogues on teacher education committed to a popular public schoolA reflection on laboratorial training in radio, and the perspective of the new DCNs for Journalism major author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SOUZA, Kellcia Rezende  and  KERBAUY, Maria Teresa Miceli. A normatização do direito à educação nos países do Mercosul. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.52, pp.193-215.  Epub Jan 09, 2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1212.

O estudo analisa a proteção normativa do direito à educação básica nos países-membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que são: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Para tanto, foi realizada, mediante estudo comparado, uma pesquisa bibliográfica e documental (Constituições e Legislações educacionais vigentes) com enfoque qualitativo. Denota-se que o ordenamento legal brasileiro, paraguaio e venezuelano evidencia elementos mais específicos e contundentes para a garantia normativa do direito educacional. A Constituição Argentina, bem como a Uruguaia, é bastante lacônica no que tange aos marcos legais do direito à educação. Esse quadro demonstrou que há a consolidação de um ordenamento jurídico educacional no contexto do Mercosul, mas que ainda carece de normativas que assegurem uma proteção mais ampla ao direito à educação. Nesse viés, é imperativo afirmar que, devido à abrangência do tema, reconhecemos que há um extenso campo de investigação aberto para que se possa aprofundar e produzir conhecimento novo sobre essa temática.

Keywords : direito à educação; Mercosul; políticas educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )