SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número52A normatização do direito à educação nos países do MercosulSentido e importância do “Direito” nos cursos de Graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PAVAN, Ricardo  e  ARAUJO, Gabriela Starneck Lopes de. Uma reflexão acerca da formação laboratorial em rádio e a perspectiva das novas DCNs para o curso de Jornalismo. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.52, pp.217-230.  Epub 09-Jan-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1244.

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Jornalismo, instituídas em 2013, trazem uma preocupação singular com a prática laboratorial no ensino de Jornalismo conjugada com a construção de um pensamento teórico crítico e transformador no âmbito das Ciências Humanas e Sociais. Presumem a formação de um profissional apto a enfrentar o mercado em mutação e um cotidiano marcado por conflitos sociais. Apoiando-se na perspectiva de alguns pensadores da área, como Del Bianco (2014) Kishinevsky (2014), Meditsch (2001) e Spenthof (1998, 2005), o objetivo do artigo é debater as possibilidades dessas experimentações por parte de estudantes de Jornalismo com públicos reais em laboratórios específicos de emissoras de rádio pública e de caráter educativo-cultural. As práticas orientadas nesses espaços se mostram profícuas na formação de um jornalista mais comprometido com a ética cidadã e o contexto social em que se encontra inserido. Ao mesmo tempo, tornam-se um significativo dispositivo pedagógico para as escolas de Jornalismo desenvolverem no campo empírico as teorias problematizadas em outros componentes curriculares.

Palavras-chave : Diretrizes Curriculares Nacionais; formação laboratorial; jornalismo laboratorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )