SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue52A reflection on laboratorial training in radio, and the perspective of the new DCNs for Journalism major“New” National Teacher Training Policy including pedagogical residence: where is the supervised stage leading to? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

GOERGEN, Pedro Laudinor. Sentido e importância do “Direito” nos cursos de Graduação. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.52, pp.231-252.  Epub Jan 09, 2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1356.

Este artigo busca apresentar uma reflexão a respeito de como a pessoa constrói/reconstrói a noção de Sujeito de Direito enquanto cidadã, com o objetivo de assegurar a Dignidade humana. Nesses termos, foi desenvolvido um estudo a respeito dos saberes do Direito. A análise realizada permite perceber que a práxis educacional, materializada na dialética entre Educação e Direito, possibilita conceber o Sujeito de Direito a partir da percepção de ‘valor absoluto’ atinente a todo ser humano. O artigo é proveniente de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico. O estudo apresenta resultados fundamentados em uma pesquisa empírica, evidenciando que a materialização do conhecimento significativo, fruto também da inclusão do saber jurídico no currículo de todas as graduações, deve ser aperfeiçoado nas Instituições de Ensino Superior responsáveis pela formação humanística do estudante.

Keywords : Direito; cursos de graduação; Sujeito de Direito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )