SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número52Significado e importancia del “Derecho” en los cursos de PregradoInstituciones de educación superior de Paraná: actuación y formación de coordinadores de curso para una gestión democrática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

ARAUJO, Osmar Hélio Alves. “Nova” Política Nacional de Formação de Professores com residência pedagógica: para onde caminha o estágio supervisionado?. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.52, pp.253-273.  Epub 09-Ene-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1270.

Este artigo insere-se na temática da “nova” Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica regulamentada no governo de Michel Temer. O objetivo foi problematizar os desdobramentos do Programa de Residência Pedagógica no estágio supervisionado. Abordam-se documentos oficiais que, a partir de 2018, foram exarados para orientar e regulamentar o Programa de Residência Pedagógica, considerando-se, particularmente, os editais Capes n. 6/2018 e n. 7/2018. Evidenciou-se que o estágio supervisionado foi posto em lugar estratégico e atrelado a uma perspectiva de aperfeiçoamento e reformulação, visando, sobretudo, à institucionalização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do currículo padronizado para viabilizar os testes nacionais. Em jogo está a desarticulação entre o processo pedagógico da escola básica, o cenário social-político e histórico brasileiro e a formação dos professores.

Palabras clave : estágio supervisionado; residência pedagógica; praxis; formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )