SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número53Enseñanza Superior e internacionalización: actores y desafíos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SANTOS FILHO, José Camilo dos. Internacionalização da Educação Superior: redefinições, justificativas e estratégias. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.11-34.  Epub 12-Mayo-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1383.

Neste texto de cunho teórico, tratamos de três aspectos que consideramos relevantes para a compreensão do tema da internacionalização da Educação Superior: (1) conceitos de internacionalização da Educação Superior, destacando as diferentes perspectivas de sua definição; (2) razões ou rationales da internacionalização da Educação Superior, sintetizadas em duas grandes categorias por alguns autores - razões políticas e econômicas e razões culturais e educacionais - ou em quatro por outros autores - razões política, econômica, sociocultural e acadêmica; e (3) estratégias de internacionalização da Educação Superior, traduzidas num conjunto de atividades que operacionalizam a política da instituição universitária. A implementação da política de internacionalização implica comprometimento efetivo, seja no nível estatal, seja no nível institucional, com sua incorporação explícita nos propósitos e funções atuais da universidade contemporânea.

Palabras clave : internacionalização e Educação Superior; internacionalização da Educação Superior; conceitos de internacionalização; razões da internacionalização; estratégias de internacionalização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )