SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número53Internacionalização da Educação Superior: redefinições, justificativas e estratégiasRankings globais, qualidade e a convergência com a internacionalização da Educação Superior na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

FAVERO, Altair Alberto  e  TREVISOL, Marcio Giusti. Ensino Superior e internacionalização: atores e desafios. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.35-60.  Epub 12-Maio-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1367.

O artigo discute a internacionalização do Ensino Superior a partir dos atores que atuam no campo das políticas educacionais. O problema investigativo caracteriza-se pela pergunta: quais os sentidos da internacionalização a partir de seus atores? O objetivo é apresentar como a internacionalização é tratada pelos atores que participam da arena de debate das políticas educacionais. A pesquisa é exploratória, com coleta de dados documental. O sentido de internacionalização nos documentos evidencia uma forte tendência de valorização de políticas que garantam o desenvolvimento econômico, em desfavor de políticas de internacionalização que valorizem a diplomacia e as redes solidárias de conhecimento. Para tanto, pode-se inferir que as políticas de internacionalização apresentam várias facetas e intencionalidades oriundas dos atores envolvidos no campo universitário.

Palavras-chave : internacionalização; Ensino Superior; atores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )