SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue53Global rankings, quality and convergence with the internationalization of Higher Education in Latin AmericaThe Bologna Process and the internationalization of Higher Education in Europe: a multicultural experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

THIENGO, Lara Carlette  and  BIANCHETTI, Lucídio. Universidades internacionalizadas ou Universidade de Classe Mundial? Problematizações e tendências a partir do contexto latino-americano. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.81-102.  Epub May 12, 2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1390.

Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o lugar da internacionalização para edificação de Universidades de Classe Mundial (UCMs) e, de forma mais específica, como a internacionalização vem assumindo a “dianteira” na corrida pela excelência acadêmica/ou um perfil determinado de UCM nos países latino-americanos. Para isso, em termos metodológicos, utiliza-se a análise de documentos de Organismos Internacionais, de Planos de Desenvolvimento Institucionais de universidades latino-americanas com melhores posições nos rankings internacionais e de dados de questionários respondidos por pesquisadores do tema Educação Superior/Políticas de Educação Superior de Países da América Latina e do Caribe, a partir de uma plataforma on-line. Em linhas gerais, constata-se que há uma espécie de UCM de segundo tipo sendo forjada para os países que não compõem o eixo dinâmico do capital, garantindo a difusão do modelo, ainda que com adaptações. Nesse sentido, a internacionalização aparece como o grande eixo promotor da excelência para os países da região.

Keywords : internacionalização; Educação Superior latino-americana; Universidade de Classe Mundial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )