SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número53Rankings globais, qualidade e a convergência com a internacionalização da Educação Superior na América LatinaO Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multicultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

THIENGO, Lara Carlette  e  BIANCHETTI, Lucídio. Universidades internacionalizadas ou Universidade de Classe Mundial? Problematizações e tendências a partir do contexto latino-americano. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.81-102.  Epub 12-Maio-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1390.

Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o lugar da internacionalização para edificação de Universidades de Classe Mundial (UCMs) e, de forma mais específica, como a internacionalização vem assumindo a “dianteira” na corrida pela excelência acadêmica/ou um perfil determinado de UCM nos países latino-americanos. Para isso, em termos metodológicos, utiliza-se a análise de documentos de Organismos Internacionais, de Planos de Desenvolvimento Institucionais de universidades latino-americanas com melhores posições nos rankings internacionais e de dados de questionários respondidos por pesquisadores do tema Educação Superior/Políticas de Educação Superior de Países da América Latina e do Caribe, a partir de uma plataforma on-line. Em linhas gerais, constata-se que há uma espécie de UCM de segundo tipo sendo forjada para os países que não compõem o eixo dinâmico do capital, garantindo a difusão do modelo, ainda que com adaptações. Nesse sentido, a internacionalização aparece como o grande eixo promotor da excelência para os países da região.

Palavras-chave : internacionalização; Educação Superior latino-americana; Universidade de Classe Mundial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )