SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número53O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multiculturalInternacionalização em instituições de Educação Superior: o caso da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

LOPEZ-LOPEZ, María Carmen  e  MOYA, Emilio Crisol. O compromisso da Universidade de Granada com a internacionalização: um estudo de caso. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.121-142.  Epub 12-Maio-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1332.

As instituições de Ensino Superior devem aprender a valorizar e gerir as consequências dos novos cenários sociopolíticos, econômicos e culturais de natureza transnacional. Nas últimas duas décadas, a universidade passou por um processo de transformação e expansão internacional, embora não sem controvérsia. Junto das pressões que apelam ao seu compromisso com o desenvolvimento econômico, influenciado pela política neoliberal, há outras que reivindicam a sua contribuição para o desenvolvimento sociocultural, os valores humanistas e os direitos humanos. A atual situação do Ensino Superior é complexa e as iniciativas destinadas a reforçar a sua internacionalização intensificaram-se. Este trabalho descreve as ações realizadas pela Universidade de Granada (Espanha) para promover sua projeção internacional. Para o efeito, são analisados os seguintes documentos: Plano de Internacionalização, Plano de Investigação e Transferência, Plano de Formação de Professores e Inovação e Plano de Cooperação para o Desenvolvimento. Os resultados mostram o esforço realizado nos domínios da mobilidade, da internacionalização da investigação e da cooperação para o desenvolvimento, mas revelam desafios importantes. O artigo conclui enfatizando a natureza transversal da internacionalização e os perigos envolvidos na adoção de abordagens exclusivamente econômicas, a ascensão do nacionalismo ou a regressão econômica.

Palavras-chave : internacionalização; Ensino Superior; gestão universitária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )