SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número53O compromisso da Universidade de Granada com a internacionalização: um estudo de casoInternacionalização do Ensino Superior e mobilidade acadêmica na universidade pública do Uruguai índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

GUERRERO, María Verónica Leiva  e  EMBRY, Hery Segovia. Internacionalização em instituições de Educação Superior: o caso da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.143-158.  Epub 12-Maio-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1408.

O desenvolvimento da internacionalização nas instituições de Ensino Superior tornou-se um aspecto fundamental para atender às demandas do meio, em um contexto de maior interação e integração dos países nos aspectos econômico, cultural e social, instalando progressivamente a dimensão internacional nos diferentes espaços de trabalho acadêmico e gestão institucional. O presente estudo tem como objetivo descrever os processos de internacionalização da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (PUCV) em relação à mobilidade estudantil. Para isso, foi desenvolvido um estudo documental quantitativo (BAENA, 1985), coletando informações através da análise de documentos e estatísticas de fontes internas da Universidade. Os resultados mostram que a mobilidade estudantil foi instalada como uma das ações fundamentais de internacionalização em seu Plano Estratégico de Desenvolvimento, para consolidar a Cooperação Acadêmica Internacional através da criação e do fortalecimento de redes de cooperação para a mobilidade estudantil, por meio de programas de intercâmbio para cursar um semestre em universidades estrangeiras conveniadas com a PUCV e de certificação do espanhol como língua estrangeira. Essas ações posicionaram a PUCV como a segunda instituição de Ensino Superior com maior mobilidade de estudantes no país. No entanto o número de estudantes da PUCV que se mudam para universidades estrangeiras é muito pequeno em relação aos estudantes de universidades estrangeiras que estudam na PUCV.

Palavras-chave : Educação Superior; internacionalização; mobilidade estudantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )