SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número53Internacionalización en instituciones de Educación Superior: el caso de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, ChileInternacionalización de la Educación Superior: la cuestión de la movilidad estudiantil en la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS (2011-2017) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

VIERA-DUARTE, Patricia; CHIANCONE, Adriana  y  LARRECHEA, Enrique Martínez. Internacionalização do Ensino Superior e mobilidade acadêmica na universidade pública do Uruguai. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.159-183.  Epub 12-Mayo-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1397.

O artigo propõe descrever as bases conceituais com as quais a Universidade da República do Uruguai (Udelar) aborda o fenômeno da internacionalização do Ensino Superior. É feita uma tentativa de descrever as políticas e os programas de inserção regional e de internacionalização no período de 1985 a 2019. O trabalho foi organizado com base em dados coletados no âmbito do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES). Além disso, foi utilizada a análise documental. Considera-se que a Universidade da República desenvolveu desde 1990 respostas proativas às mudanças no contexto regional e global que foram expressas nas políticas e práticas de internacionalização, as quais priorizaram o contexto regional. Dada a conformação peculiar do Ensino Superior uruguaio, em que a Udelar foi historicamente a única universidade pública, essas políticas e práticas contribuíram para configurar a política nacional sobre o assunto, além de configurar de forma estável alguns dos atuais mecanismos de regionalismo no Ensino Superior. Também realiza iniciativas de internacionalização e integração na fronteira entre o Uruguai e o Brasil. Conclui-se que a internacionalização da Udelar é o resultado de sua agenda política de transformação interna, desenvolvida desde 1985, que inclui o processo de descentralização, especialmente relevante na área de fronteira. Ao permitir a conversão da instituição, foi também uma resposta a alguns desafios estratégicos externos.

Palabras clave : Ensino Superior; internacionalização; mobilidade acadêmica; integração regional; descentralização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )