SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número53Construindo cenários de mobilidade acadêmica: o processo de internacionalização em uma universidade comunitária“A chave está na troca” − estudantes de mobilidade como vetores da internacionalização em casa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; FREITAS, Silmara Terezinha  e  RODRIGUES, Diego Palmeira. Internacionalização da Educação Superior no oeste catarinense: análise a partir da experiência de uma universidade comunitá ria. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.233-252.  Epub 12-Maio-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1384.

Este texto é fruto de uma pesquisa desenvolvida em rede pelo Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior (GIEPES − UNICAMP), que investiga o processo de internacionalização da Educação Superior no território ibero-americano. O objetivo deste artigo consistiu em mapear e analisar os processos de internacionalização desenvolvidos em uma universidade caracterizada no modelo comunitário, situada no oeste catarinense, a UNOESC. A metodologia científica que norteou esta pesquisa foi a histórico-crítica. Com base nos dados coletados, evidenciou-se que, para a UNOESC, a internacionalização está presente em seus níveis de ensino, pesquisa e extensão. Além disto, a universidade desenvolve pesquisas com outros países, publicações conjuntas com pesquisadores internacionais e participa de redes de investigação. Possui um órgão próprio para a internacionalização, nomeado Coordenadoria de Relações Internacionais, bem como realiza visitas internacionais. A UNOESC está implantando e fortalecendo gradativamente os processos que envolvem a internacionalização.

Palavras-chave : internacionalização; Educação Superior; Políticas de Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )