SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número53Internacionalização da Educação Superior no oeste catarinense: análise a partir da experiência de uma universidade comunitá riaAnálise da concepção política do Currículo São Paulo Faz Escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

BARANZELI, Caroline; MOROSINI, Marília Costa  e  WOICOLESCO, Vanessa Gabrielle. “A chave está na troca” − estudantes de mobilidade como vetores da internacionalização em casa. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.253-274.  Epub 12-Maio-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1400.

A internacionalização pela mobilidade é dominante no contexto latino-americano. Todavia observa-se que três tendências afetam diretamente seus avanços: 1) o baixo número de estudantes estrangeiros que escolhem a América Latina como local de estudos; 2) a carência de políticas estratégicas nacionais e institucionais para internacionalização das Instituições de Educação Superior; e 3) a escassez de recursos para o envio de estudantes locais para o exterior. Assim, faz-se necessário ampliar a perspectiva de mobilidade, buscando novas alternativas de internacionalização que atinjam um público mais amplo e tragam benefícios para a sociedade como um todo. O presente trabalho tem por objetivo compreender como a experiência de estudantes brasileiros que realizaram mobilidade foi aproveitada no contexto local de suas instituições de origem. A metodologia é caracterizada como qualitativa. Foram conduzidas entrevistas com estudantes de Instituições de Educação Superior privadas e as análises foram produzidas com princípios de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam para o interesse dos estudantes em compartilhar suas vivências e a atuação em projetos diferenciados e interdisciplinares adquiridos no exterior. Todavia observa-se a falta de estratégias organizacionais para a utilização das competências adquiridas pelos estudantes em suas experiências de mobilidade.

Palavras-chave : internacionalização da Educação Superior; internacionalização e mobilidade; internacionalização em casa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )