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Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

BIGARELLA, Nadia  y  CARVALHO, Janine Azevedo Barthimann. Planos Nacionais de Educação: esperanças e contradições. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.315-331.  Epub 12-Mayo-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1366.

Este artigo é resultado de estudos realizados no mestrado em educação. Tem por objetivo discutir a trajetória dos planos de educação, reunindo elementos importantes que explicam a sua constituição histórica e a importância da participação da sociedade na escolha das políticas públicas educacionais desenvolvidas nos diferentes períodos delimitados neste texto. A investigação, com base em fontes documentais, mostrou um vínculo contraditório entre os planejamentos econômicos e os planos de educação, que são documentos importantes para a organização dos sistemas de ensino. Os Planos Nacionais de Educação, como uma política de Estado, não se efetivaram, permanecendo como mais um documento que expressa intenções para área educacional.

Palabras clave : Plano Nacional de Educação; história da educação; políticas públicas educacionais.

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