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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

BIGARELLA, Nadia  e  CARVALHO, Janine Azevedo Barthimann. Planos Nacionais de Educação: esperanças e contradições. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.315-331.  Epub 12-Maio-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1366.

Este artigo é resultado de estudos realizados no mestrado em educação. Tem por objetivo discutir a trajetória dos planos de educação, reunindo elementos importantes que explicam a sua constituição histórica e a importância da participação da sociedade na escolha das políticas públicas educacionais desenvolvidas nos diferentes períodos delimitados neste texto. A investigação, com base em fontes documentais, mostrou um vínculo contraditório entre os planejamentos econômicos e os planos de educação, que são documentos importantes para a organização dos sistemas de ensino. Os Planos Nacionais de Educação, como uma política de Estado, não se efetivaram, permanecendo como mais um documento que expressa intenções para área educacional.

Palavras-chave : Plano Nacional de Educação; história da educação; políticas públicas educacionais.

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