SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue54Curriculum, identity and ethnic-racial relations: the school mediating the borders of in/exclusionBetter age, or naturalization of old age and production of prejudices? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

CASTRO, Eliziane Rocha; NUNES, João Batista Carvalho; NASCIMENTO, Francisco Jeovane do  and  RABELO, Francy Sousa. A revisão de literatura em teses de doutorado: análise de condução e redação. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.54, pp.27-47.  Epub Sep 22, 2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1190.

Analisou-se a qualidade das revisões de literatura em teses de doutorado, cujas datas de defesa estão no interstício temporal 2013-2016 e são vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Neste ensaio, mostram-se os resultados relativos a uma das linhas de pesquisa desse Programa. A demanda é ancorada numa abordagem mista ou quali-quantitativa, com adoção do método de pesquisa documental. As teses, consideradas documentos da pesquisa, foram obtidas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Erigiram-se as análises com amparo na adaptação da Rubrica de Pontuação da Revisão de Literatura de Boote e Beile (2005), tomando-se quatro categorias: Cobertura, Síntese, Significância e Retórica. Os resultados desvelam que as teses examinadas fornecem aportes férteis e instigantes para estruturar a revisão de literatura na produção do conhecimento científico, porque apontam aspectos importantes que devem estar envolvidos para conduzir e escrever uma revisão de literatura de qualidade.

Keywords : revisão de literatura; teses de doutorado; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )