SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue54Governance and performance of catholic universities in the light of University Ranking Folha (RUF)Lifelong education: dialogues between Brazil and Spain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

MORI, Nerli Nonato Ribeiro  and  PISSINATTI, Larissa Gotti. Literatura surda na região amazônica: o ambiente educacional como espaço da construção da identidade a partir da experiência estética. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.54, pp.117-132.  Epub Sep 22, 2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1254.

O presente artigo objetiva apresentar uma revisão de literatura das produções denominadas de literatura surda na/da Amazônia. Essas produções recontam narrativas locais adaptando-as para o contexto linguístico-cultural dos surdos. A escola é o espaço privilegiado de contato com essas narrativas, possibilitando aos surdos o desenvolvimento de aspectos constituidores de sua identidade. Para tanto, dividimos este trabalho em três momentos. No primeiro, situamos as produções literárias do povo surdo pelo viés da experiência estética, situada no contexto cultural regional, fundamentando-nos em Compagnon (2012) e Loureiro (2002). No segundo momento, discutimos a possibilidade da literatura como instrumento para a experiência estética e, por fim, aprofundaremos, a partir de Lev S. Vigotski e Yves Lenoir, a escola como espaço mediador da experiência estética, da identificação e do desenvolvimento dos valores linguístico-culturais dos surdos. Os resultados confirmam a literatura surda amazônica como instrumento para a formação da identidade dos surdos presentes na região da Amazônia Legal.

Keywords : literatura surda; experiência estética; mediação; identidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )