SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue54Deaf literature in the Amazon region: the educational environment as a space for the construction of identity from aesthetic experienceThe executive assistant in the management of internationalization of Brazilian higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

JEZINE, Edineide; LLAVADOR, José Beltrán  and  PRESTES, Emilia Maria da Trindade. Educação ao longo da vida: diálogo entre Brasil e Espanha. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.54, pp.133-153.  Epub Sep 22, 2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1404.

Este artigo apresenta uma abordagem para o desenvolvimento recente da educação ao longo da vida no âmbito da educação de adultos, nos contextos do Brasil e da Espanha. Começa com uma reflexão sobre a concepção de justiça cognitiva, que amplia a noção de igualdade de oportunidades na educação, estabelecendo a conexão entre educação de adultos e Educação Superior. Levanta uma hipotética interpretação contemporânea de Paulo Freire sobre a situação atual da educação ao longo da vida e como esse enfoque poderia inspirar uma agenda de trabalho internacional para universidades no Brasil e na Espanha. As considerações finais apontam as diferenças na materialização das propostas educacionais de ambos os países, mas destacam como horizonte comum a possibilidade de as pessoas desenvolverem suas capacidades e darem sentido às suas vidas por meio de oportunidades educacionais iguais.

Keywords : educação ao longo da vida; Ensino Superior; justiça cognitiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )