SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número54Literatura surda na região amazônica: o ambiente educacional como espaço da construção da identidade a partir da experiência estéticaO secretário executivo na gestão da internacionalização da educação superior brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

JEZINE, Edineide; LLAVADOR, José Beltrán  e  PRESTES, Emilia Maria da Trindade. Educação ao longo da vida: diálogo entre Brasil e Espanha. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.54, pp.133-153.  Epub 22-Set-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1404.

Este artigo apresenta uma abordagem para o desenvolvimento recente da educação ao longo da vida no âmbito da educação de adultos, nos contextos do Brasil e da Espanha. Começa com uma reflexão sobre a concepção de justiça cognitiva, que amplia a noção de igualdade de oportunidades na educação, estabelecendo a conexão entre educação de adultos e Educação Superior. Levanta uma hipotética interpretação contemporânea de Paulo Freire sobre a situação atual da educação ao longo da vida e como esse enfoque poderia inspirar uma agenda de trabalho internacional para universidades no Brasil e na Espanha. As considerações finais apontam as diferenças na materialização das propostas educacionais de ambos os países, mas destacam como horizonte comum a possibilidade de as pessoas desenvolverem suas capacidades e darem sentido às suas vidas por meio de oportunidades educacionais iguais.

Palavras-chave : educação ao longo da vida; Ensino Superior; justiça cognitiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )