SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número54Educação ao longo da vida: diálogo entre Brasil e EspanhaDiscipline of Teaching English as an International Language - D-TEIL: perspectivas para a formação de professores de línguas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

LEAL, Fernanda Geremias; PAES, Raul Oliveira  e  MORAES, Mário César Barreto. O secretário executivo na gestão da internacionalização da educação superior brasileira. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.54, pp.155-176.  Epub 22-Set-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1370.

No Brasil, a internacionalização da educação superior se inicia e se desenvolve a partir do fomento do Estado, com maior projeção nas universidades públicas. Sobretudo após 2010, esse processo adquiriu maior abrangência e intencionalidade no domínio da gestão dessas instituições. Dado esse contexto, o objetivo do presente artigo é conhecer o espaço que o profissional de Secretariado Executivo ocupa na gestão da internacionalização das universidades federais brasileiras. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa junto a dezesseis secretários executivos que atuam nos setores responsáveis pela gestão das relações internacionais em tais contextos. As análises integradas de três dimensões - 1. contexto de atuação; 2. entendimento sobre internacionalização; 3. (auto)avaliação da participação na gestão do processo - possibilitam evidenciar que, do ponto de vista instrumental, tanto o contexto promissor de atuação dos secretários executivos quanto a visão pragmática que eles têm do processo e a (auto)avaliação que fazem de sua participação são altamente funcionais ao “desenvolvimento” da internacionalização no nível institucional. Todavia questiona-se a possibilidade de que eles contribuam com iniciativas de inserção internacional desvinculadas da racionalidade dominante.

Palavras-chave : secretário executivo; internacionalização; educação superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )