SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue54The executive assistant in the management of internationalization of Brazilian higher educationHigher technology courses in the context of internationalization and the expansion of vocational and technological education in the State of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

MOURA, Gustavo  and  MORGAN, Brian. Discipline of Teaching English as an International Language - D-TEIL: perspectivas para a formação de professores de línguas. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.54, pp.177-192.  Epub Sep 22, 2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.143.

O papel que os estágios internacionais têm no desenvolvimento profissional de professores de línguas é uma questão contenciosa, visto que nem todos os pesquisadores concordam que estágios internacionais são necessariamente naturais, neutros ou benéficos, de acordo com a posição de Pennycook (2007, 2012, 2017) em relação ao ensino de língua inglesa em contexto internacional. Pesquisadores como Santoro (2007, 2009), por exemplo, expressaram a preocupação de que estágios internacionais constituem uma forma de um turismo educacional que potencialmente explora comunidades anfitriãs. No entanto alguns outros desenvolvedores desses programas e também pesquisadores reconhecem e priorizam o valor e a natureza sociopolítica de se ensinar no exterior, assim como lutam para facilitar práticas éticas e críticas (MORGAN; MARTIN, 2014; MARTIN; MORGAN, 2015). Por essa razão, este artigo analisa criticamente o atravessar fronteiras com referência ao programa de certificação D-TEIL. Os resultados de uma experiência de estágio internacional sugerem mudanças para se considerar a multiplicidade de conhecimento e objetivam o desenvolvimento de estratégias para os programas de formação de professores de língua inglesa em direção a práticas éticas.

Keywords : estágio internacional; ensino de língua inglesa; práticas éticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )