SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número54Cursos superiores de tecnología en el contexto de la internacionalización y de la expansión de la educación vocacional y tecnológica en el Estado de São PauloProyecto Convulsivo Sinódico − ejercicio de experiencia estética y de responsabilidad con el otro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

CARVALHO, Eliane Souza de  y  REAL, Giselle Cristina Martins. Internacionalização e seus reflexos na gestão da qualidade da pós-graduação em Educação. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.54, pp.223-241.  Epub 22-Sep-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1389.

Este texto tem como objetivo analisar os indicativos de internacionalização consubstanciados na avaliação da pós-graduação em Educação. Trata-se de uma pesquisa documental, que tem como base de análise os Documentos de Área da Educação 2009, 2013, 2016 e 2019, bem como os respectivos Relatórios das Avaliações 2010, 2013 e 2017. A pesquisa evidenciou que a política nacional de educação superior está alinhada a uma agenda globalmente estruturada para educação (DALE, 2004), fazendo com que o processo de internacionalização deixe de ser uma opção e passe a ser obrigatoriedade para as universidades. A internacionalização tem ocupado um crescente espaço na política de avaliação da pós-graduação. Para além da produção intelectual, o que tem balizado a qualidade na pós-graduação são as ações de internacionalização, pois esta, além de ser elemento que distingue os programas 6 e 7, passou a compor a ficha avaliativa para o quadriênio 2017-2020, tornando-se um indicador de qualidade a ser considerado por todos os programas.

Palabras clave : internacionalização; avaliação; pós-graduação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )