SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número54Internacionalização e seus reflexos na gestão da qualidade da pós-graduação em EducaçãoAlunos com deficiência intelectual aprendendo frações: ações pedagógicas intencionais baseadas em conceitos da defectologia de Vygotsky índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

BATISTA, Sônia Aparecida Ijano  e  BOSCHETTI, Vania Regina. Projeto Convulsivo Sinódico − exercício de experiência estética e de responsabilidade com o outro. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.54, pp.243-259.  Epub 22-Set-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1257.

A escola pública vive tempos difíceis, num contexto que visa a desqualificá-la, dando preferência aos investimentos privados na educação. Atualmente, é vista como inferior e incompetente perante os desafios da contemporaneidade. Na dimensão do conceito de ensaio de Larrosa, busca-se contribuir com a temática, analisando o Projeto Convulsivo Sinódico da E. E. “Prof. Carlos Augusto de Camargo”, de Piedade, SP, criado e desenvolvido pela escola no período de 1993-2017, à maneira de Walter Benjamin, para quem o passado pode ser retomado e se revelar em novas formas no presente, e de Roger Chartier, na dimensão da história cultural, de como uma realidade é dada a ler. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa junto aos Planos Diretores e de Gestão da Escola. Os resultados sinalizam caminhos a serem explorados na dimensão de Gabriel Perissé, em torno da alfabetização estética, uma forma de romper com as cristalizações nos modos de ver e viver a educação; e de Emmanuel Lévinas, acerca da responsabilidade com o outro.

Palavras-chave : escola pública; experiência estética; prática escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )