SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número54Proyecto Convulsivo Sinódico − ejercicio de experiencia estética y de responsabilidad con el otroLos límites de un currículo euroblancocéntrico y las expectativas de una formación crítica y antirracista en una carrera de grado en profesorado de Historia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SELAU, Bento; RODRIGUES, Sastria de Paula; COSTAS, Fabiane  y  CORDEIRO, Aliciene. Alunos com deficiência intelectual aprendendo frações: ações pedagógicas intencionais baseadas em conceitos da defectologia de Vygotsky. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.54, pp.261-291.  Epub 22-Sep-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1402.

Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de aprendizagem de frações por dois alunos com deficiência intelectual, coletivamente a alunos sem deficiência. O tipo de procedimento utilizado foi a pesquisa intervencionista. Foram dezoito os sujeitos de pesquisa, compostos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, dois dos quais com deficiência intelectual/sujeitos-foco. Utilizaram-se os seguintes instrumentos de coleta de dados: 10 observações, totalizando 8h20m, e 10 escritos de análise documental. Os resultados mostraram que os alunos com deficiência intelectual aprenderam conceitos científicos que envolviam o conceito de frações, principalmente em relação à ideia de parte-todo. O estudo concluiu que a compreensão do conteúdo matemático, especialmente conceitos científicos sobre frações no processo educacional de alunos com deficiência intelectual, pode ser eficaz quando ocorre em processos que envolvem ações pedagógicas intencionais − com base nos conceitos da defectologia de Vygotsky.

Palabras clave : psicologia educacional; psicologia histórico-cultural; defectologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )