SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número54Os limites de um currículo eurobrancocêntrico e as expectativas de uma formação crítica e antirracista em um curso de licenciatura em História índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

LENK, Tarina Unzer  e  SANDANO, Wilson. Dona Antonieta e os significados de uma vida como diretora do Ginásio de São Roque: uma perspectiva Weberiana. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.54, pp.315-335.  Epub 22-Set-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1426.

Este trabalho tem como objetivo a compreensão das ações sociais desempenhadas por Antonieta de Araújo Cunha, que atuou por mais de duas décadas na educação secundária da cidade de São Roque, SP, e na construção e direção do ginásio da cidade. Para compreender essas ações sociais, foi utilizada uma abordagem qualitativa da metodologia de história oral, tendo como base a história oral temática, tendo sido realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com pessoas que tiveram convivência direta com a diretora ao longo do período em que ela atuou na administração da escola. O referencial teórico adotado nesta pesquisa foi a Sociologia Compreensiva de Max Weber, que fundamentou a compreensão da conduta humana dotada de sentido. Conclui-se que os significados vinculados às ações sociais executadas pela diretora Antonieta se sintetizam em categorias baseadas em valores de ordem, controle, autoridade, obediência e padrões estéticos e higiênicos, ainda presentes no imaginário social da comunidade local de São Roque.

Palavras-chave : gestão escolar; Ginásio de São Roque; valores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )