SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número55BNC para formação docente: um avanço às políticas neoliberais de currículoVersões do campo da Didática na Base Nacional Comum da Formação Docente no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SILVA, Antonia Alves Pereira  e  ORTIGAO, Maria Isabel Ramalho. O curso de Pedagogia e os retrocessos na legislação educacional: uma ofensiva às possibilidades de formação crítica. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.95-116.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1487.

Neste artigo, discutimos a formação de professores no Brasil com base na reflexão sobre a produção da política educacional, suas manifestações legais e seus impactos na formação de pedagogos. O texto tem por base uma pesquisa empírica realizada junto a estudantes e professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, conduzida com o objetivo de analisar a constituição de uma práxis como princípio epistemológico formativo. A pesquisa envolveu análise documental e entrevista individual e coletiva (grupo focal) com professores e estudantes. O arcabouço legal que atualmente subsidia a formação de pedagogos no país projeta, ainda que superficialmente, uma concepção de professor com possibilidade de atuação crítica na sua práxis profissional. Essa formação, contudo, encontra-se comprometida com a publicação da Resolução CNE/CP n. 02/19, que retoma uma perspectiva de formação docente centrada nas competências e provoca impactos significativos na organização do curso de Pedagogia. Respaldamos nossa discussão teórica no campo da política educacional de formação docente e na defesa de uma concepção de formação crítico-emancipatória.

Palavras-chave : formação docente; Pedagogia; perspectiva crítico-emancipatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )