SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue55Versions of the Didactic Field in the National Common Base for Teacher Education in BrazilCommon National Base for Basic Education Teacher Training: dilemmas, clashes and points of view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

GABRIEL, Carmen Teresa  and  SENNA, Bruna. Complexo de formação de professores: espaço-tempo produtor de políticas de currículo. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.133-153.  Epub Apr 01, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1491.

Este texto tem por objetivo refletir sobre a articulação que vem sendo produzida entre políticas de currículo e políticas de formação docente da educação básica, no âmbito de uma experiência de construção de um novo arranjo institucional, atualmente em curso, nomeada Complexo de Formação de Professores (CFP). Assumindo a postura epistêmica pós-fundacional e em diálogo com a literatura especializada, tanto da área do currículo quanto da de formação de professores, ele busca explorar possibilidades de pensar essa articulação, tal como mobilizada nessa experiência. Sublinha, assim, os entrecruzamentos de fluxos de sentidos particulares de currículo de licenciatura e de docência, os quais essa articulação busca hegemonizar em meio às lutas de significação desses termos, travadas no cenário político-educacional de nosso presente. A análise de documentos produzidos pelo próprio CFP, dos conteúdos veiculados em suas redes sociais, nesse processo, permite destacar potencialidades insurgentes e elementos desafiadores na produção de políticas (inter)institucionais, que podem contribuir para fazer avançar o debate político-educacional das áreas envolvidas.

Keywords : política de formação de professores; política de currículo; currículo de licenciaturas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )